Close

Requalificação da Beira-Mar vai começar no dia 8 de março

A obra vai custar um total de R$ 231,9 milhões, mas não ficará totalmente pronta até a Copa do Mundo de 2014

A requalificação urbana da Avenida Beira-Mar, um dos maiores projetos da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), calculado em R$231,9 milhões, começará a ser executada no próximo dia 8 de março, quando a ordem de serviço para a intervenção será assinada. A declaração foi dada pelo titular da Pasta, Salmito Filho. A obra se iniciará pelo Mercado dos Peixes e tem um prazo de conclusão de dois anos. Portanto, não ficará totalmente pronta antes da Copa do Mundo.


A intervenção prevê pavimentação das vias, estacionamentos, passeios, ciclovias, construção de um aterro hidráulico e um espigão, além de tratamento paisagístico e a instalação de um bonde elétrico, dentre outras etapas FOTO: FABIANE DE PAULA

O projeto inicial, proposto pelos arquitetos Ricardo Muratori, Esdras Santos e Fausto Nilo, será mantido. A empresa escolhida em licitação na gestão anterior, também. Segundo Salmito Filho, o que faltava para começar a obra era um alvará de autorização da própria Prefeitura de Fortaleza. Ele explica que essa foi a primeira providência tomada após assumir a Pasta.

“Consegui o alvará para execução da obra com a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma), as autorizações com o Patrimônio da União e também com o Ministério Público Federal. Depois de tudo pronto, posso garantir que no dia 8 de março iremos assinar a ordem de serviço”, ressalta.

O gestor explica que a obra de requalificação da Beira-Mar começará pelo Mercado dos Peixes, no Mucuripe e, em seguida, será construído um espigão em frente ao Clube Náutico, para fazer a engorda da praia.

As próximas etapas são as obras de urbanização e paisagismo. Por último, segundo Salmito Filho, será feita a pavimentação, etapa que, conforme o secretário, traz mais transtornos para a população e para os turistas. “Esta última parte será feita só depois da Copa do Mundo. Porém, queremos entregar a urbanização e o paisagismo antes do evento”, destaca.

Comércio

Em relação aos permissionários do Mercado dos Peixes, Salmito Filho garante que já existe um planejamento para não prejudicar o comércio naquele local. De acordo com o gestor municipal, será construída, também em frente ao Clube Náutico, uma estrutura provisória até que a permanente fique pronta. Para que tudo seja acordado com os permissionários, o secretário promete realizar uma reunião nesta semana.

“Eu, pessoalmente, estarei, durante esta semana, me comunicando com o representante da Associação dos Permissionários do Mercado de Peixes do Mucuripe. Eles vão ter um mercado provisório melhor do que o que existe hoje”, disse.

Depois, o mercado definitivo será mais adequado, com boas condições tanto para os feirantes quanto para os turistas e fortalezenses. Ao fim da obra, esperamos que Fortaleza apresente o calçadão e a orla mais bonitos do Brasil”, ressalta Salmito Filho.

Projeto

A proposta de requalificação da Beira-Mar teve início em 2010, quando a Prefeitura abriu concurso para a escolha do melhor projeto. A ideia vencedora foi a dos arquitetos Ricardo Muratori, Esdras Santos e Fausto Nilo.

Os trabalhos prevêem pavimentação das vias de tráfego de veículos, estacionamentos, passeios, ciclovias, construção de um aterro hidráulico e um espigão, além de tratamento paisagístico, requalificação da feira de artesanatos, do Mercado dos Peixes, dos embarcadouros, da área de manutenção de jangada, dos quiosques e até mesmo a instalação de um bonde elétrico.

A obra também incluirá a iluminação e equipamentos de acessibilidade, como assentamento de piso podotátil, rampas de acesso e sinalização adequada a todos os moradores de Fortaleza, inclusive pessoas portadoras de algum tipo de deficiência ou limitação. O projeto prevê, ainda, a padronização das 34 barracas que hoje comercializam no local.

FONTE: Diário do Nordeste.

Deseja receber mais informações, apresentação, vídeo e tabelas?  Por favor, preencha o formulário abaixo e receba o material completo em seu email ou WhatsApp.


  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório)
  3. (obrigatório)
  4. (obrigatório)
  5. Responda à questão:
  6. Prefere ser contatado por:
 

error: Conteúdo protegido!

CENTRAL DE VENDAS: (85) 98756-5142 (Oi e WhatsApp) | (85) 99610-0678 (TIM)

x