Close

Papicu deve ganhar nova cara com construção de shopping

As ruas no entorno de onde o novo empreendimento será construído devem se tornar movimentadas. A esperança de moradores e comerciantes da região é de que o Papicu passe a ser mais cuidado pelo poder público.

A cidade é um espaço em transformação. Uns destroem, outros constroem e assim as metrópoles mudam de cara. Seguindo essa lógica, Fortaleza vai crescendo e exigindo mudanças de hábito dos fortalezenses. Em breve, os moradores da região leste vão ter como vizinho um shopping com 114 mil metros quadrados. O empreendimento será construído no Papicu, no terreno que abrigou a fábrica da cervejaria Astra, conhecido como prédio da Brahma, implodido em maio do ano passado.

CONHEÇA UM MEGA LANÇAMENTO IMOBILIÁRIO QUE VAI MUDAR O FUTURO DO PAPICU OU APOSTE NA VALORIZAÇÃO DA PRAIA DO FUTURO

Mas as vias da região estão preparadas para o fluxo gerado por um shopping center? Para o geógrafo e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Borzacchiello da Silva, não. “Trata-se de área com só uma via de circulação de porte, que é a (avenida) Santos Dumont”, cita. Borzacchiello lembra que empreendimentos como os shoppings trazem movimento. “Na Santos Dumont já temos hospitais, centros médicos, supermercados de grande porte. Tudo isso aumenta a densidade, aumenta o fluxo”, lembra.

Além do sistema viário precisar de mudanças para a chegada do shopping, os moradores da região lembram da importância de se investir em outras necessidades do Papicu: iluminação pública e segurança. Na opinião do porteiro Edvaldo Faustino, 27, que trabalha em um prédio na rua José Rangel, esses quesitos “tem que melhorar e muito”.

A quantidade de ônibus passando pela região agrada os moradores, que lembram ainda a proximidade com um terminal de ônibus, o que facilita o deslocamento. Se os coletivos serão suficientes para os consumidores do Riomar Shopping Fortaleza, só o futuro indicará. Até lá, seguem circulando seis linhas – três de ônibus e três de topique.

Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), chegando qualquer pedido ao órgão, um estudo de demanda é feito para readequar o sistema de transporte coletivo da região. Atualmente, as duas linhas que transitam pela rua Lauro Nogueira, onde fica a entrada do terreno, transportam, diariamente, pouco mais de seis mil pessoas.

A mudança da paisagem deve passar ainda pelo fim das árvores no entorno do terreno. O destino delas ainda não foi definido. Porém, Francisco Bacelar, diretor de Divisão Imobiliária do Grupo JCPM, responsável pelo shopping, garante que ele será erguido em área já limpa do terreno, onde era a fábrica. Além disso, o empreendimento será construído através de uma Operação Urbana Consorciada da construtora com a Prefeitura, como informou com exclusividade a coluna Vertical S/A, do O POVO, na última quarta-feira.

O titular da Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), Deodato Ramalho, explica que isso obriga a construtora a dar uma contrapartida para o município. Segundo a coluna, com o shopping pronto, a Lagoa do Papicu deve ser mantida pelo JCPM, que também realizará treinamento de moradores do Titanzinho.

Trânsito

Para construção do Riomar Shopping Fortaleza precisará ser apresentado um Relatório de Impacto Sobre o Trânsito (RIST). O documento, necessário para qualquer empreendimento de grande porte, é elaborado pela construtora e apresentado à Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC). Quem explica é o presidente do órgão, Fernando Bezerra. “Os técnicos analisam o fluxo de veículos em toda região envolvida e a acessibilidade necessária”, diz. De acordo com Bezerra, ainda não é possível confirmar se as mudanças serão executadas pela Prefeitura ou construtora.

ENTENDA A NOTÍCIA

O terreno na rua Lauro Nogueira, no Papicu, abrigou a cervejaria Astra e a Brahma. O espaço é vizinho à Lagoa do Papicu e fica próximo do Hospital Geral de Fortaleza. A região é conhecida pela violência e pelo abandono.

Fonte: O Povo.

Deseja receber mais informações, apresentação, vídeo e tabelas?  Por favor, preencha o formulário abaixo e receba o material completo em seu email ou WhatsApp.


  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório)
  3. (obrigatório)
  4. (obrigatório)
  5. Responda à questão:
  6. Prefere ser contatado por:
 

error: Conteúdo protegido!

CENTRAL DE VENDAS: (85) 98756-5142 (Oi e WhatsApp) | (85) 99610-0678 (TIM)

x