Close

Fortaleza é 3º destino mais procurado

Pesquisa divulgada pelo site internacional Hoteis.com apontou Fortaleza como o 3º destino nacional mais procurado por brasileiros, atrás de Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente. Os dados são referentes ao primeiro semestre de 2011. As estatísticas que dizem respeito ao mesmo período do ano passado, quando a Capital cearense ocupava a 4º posição.

Promoção

Para a secretária de Turismo de Fortaleza, Patrícia Aguiar, o resultado se deve a uma série de promoções que a Prefeitura tem realizado em outras regiões do País. “Nosso objetivo agora é promover o nome de Fortaleza internacionalmente. Inclusive, iremos em novembro participar de um encontro voltado para o setor em Londres”, adiantou. Patrícia também atribuiu o sucesso à hospitalidade do povo fortalezense, que sempre recebe os turistas com “bom humor”.

Segundo a secretária, além de tentar atrair mais viajantes de fora do Brasil, a cidade tem como alvo se tornar conhecida pela recepção de grandes eventos de negócios, que hoje são dominados por São Paulo.

“No Nordeste, somos a Capital com melhor estrutura para isso”, avaliou. Com isso e outros projetos, Patrícia deseja que Fortaleza tenha uma alta movimentação durante o ano inteiro, e não só em períodos de férias, como julho e dezembro.

Cautela

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira no Ceará (ABIH-CE), Régis Medeiros, comemorou o resultado, mas fez questão de ressaltar que os dados são oriundos apenas de turistas atendidos pelo site Hoteis.com, não traduzindo completamente a realidade.

Medeiros disse ainda que o turismo em Fortaleza tem sido predominantemente nacional, principalmente em razão do crescimento do número de eventos organizados na Capital, sejam eles empresariais ou artísticos. “As crises europeias e a valorização do real afastaram bastante turistas de fora”, analisou. Conforme estimativas do próprio executivo, o turismo internacional, que antes representava cerca de 15% dos visitantes, caiu para 6%.

Nordeste

Entre as cidades nordestinas, também se destacaram Salvador (BA), Natal (RN) e Recife (PE), em 5, 10º e 11º, respectivamente. A capital de Pernambuco foi um destaque negativo, já que, na última pesquisa, ocupou a 6ª posição. A surpresa positiva ficou por conta de Foz do Iguaçú (PR), que apareceu em 4º, a única, entre as dez primeiras, que não é capital de estado. No ano passado, encontrou-se em 7º.

Estrangeiros

Mesmo com o maior número de visitantes brasileiros em Fortaleza, o Ceará continua se destacando entre turistas estrangeiros. Conforme estatísticas do Ministério do Turismo (Mtur) referentes ao ano de 2010, o Estado é o 7º estado mais visitado por viajantes de outros países, com cerca de 95 mil visitas durante todo o ano.

Em relação ao Nordeste, ocupa a 2ª posição, atrás apenas da Bahia, que recebeu, em 2010, 165 mil turistas estrangeiros. O destino preferidos dos “gringos” é São Paulo, que atingiu a quantidade de um pouco mais de 2 milhões. O Rio de Janeiro ficou em segundo, com quase 1 milhão de visitas.

Fonte: Diário do Nordeste

Deseja receber mais informações, apresentação, vídeo e tabelas?  Por favor, preencha o formulário abaixo e receba o material completo em seu email ou WhatsApp.


  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório)
  3. (obrigatório)
  4. (obrigatório)
  5. Prefere ser contatado por:
 

error: Conteúdo protegido!

CENTRAL DE VENDAS: (85) 98756-5142 (Oi e WhatsApp) | (85) 99610-0678 (TIM)

x